Como alterar o IP para envio de e-mail no DirectAdmin

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Se você teve um problema de reputação com o ip principal do seu servidor, como um cliente que abusou dos envios ou disparou milhares de emails sem saber, infectado por um malware, ou algo do tipo, pode mudar o ip de saída do seu servidor WHM/DirectAdmin no Exim.

Desta forma, os emails enviados utilizarão um ip alternativo que você configurar.

No DirectAdmin, é possível alterar o endereço de IP do Exim sem interromper o serviço e de forma muito fácil. Se executa um servidor dedicado, Cloud ou VPS e tem disponível um segundo IP, pode seguir estes passos e passar a usar o segundo IP para envio de e-mails.


1º Passo:

Entrar no WHM com acesso root e ir até Service Configuration » Exim Configuration Manager. No campo ‘Find’, procure por ‘Reference’. Deverá ativar a opção Reference /etc/mailips for outgoing SMTP connections.


2º Passo:

Entrar via sFTP ou Terminal e no arquivo /etc/mailips inserir a seguinte linha:

*: 192.168.11.126

Onde tem 192.168.11.126, deverá inserir o IP que deseja usar para envio de e-mails.

É tudo, pode salvar a alteração e passará assim a fazer envios através do IP indicado.

Importante: não esqueça de fazer uma análise para saber de onde foram enviados SPAMs do seu servidor. Caso não seja corrigido o problema, é muito provável que o seu segundo IP seja bloqueado também.

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